Curiosidades



Curiosidades

Uniformes:
Para o Mestre Pastinha, da Capoeira Angola, os capoeiristas deveriam jogar calçados. Ele também criou o uniforme angolano, que levava as cores de seu time (o Ipiranga, de Salvador). Já o Mestre Bimba, da Capoeira Regional, aboliu os sapatos e instituiu o uniforme branco. Para Bimba, se a veste do capoeirista permanecesse limpa até o final do jogo era sinal de sua competência.

Viva Getúlio:
A prática da capoeira passou um longo período sendo considerada como crime no Brasil. Os capoeiristas podiam pegar de 2 meses a 3 anos de prisão. Em 1937, porém, o então presidente Getúlio Vargas, assistiu a uma exibição e disse que a capoeira “é o verdadeiro esporte do Brasil”. A sua prática foi então permitida.

Frevo:
Essa dança, típica do nordeste brasileiro, tem sua origem na capoeira. Os capoeiristas abriam os desfiles das bandas de frevo gingando e aplicando rasteiras que não eram comuns aos grandes centros urbanos.

Capoeira e política:
Antigamente os capoeiristas eram contratados para fazer “arruaças” nos dias de eleições.
Enquanto a polícia se ocupava de conter a baderna, indivíduos colocavam mais votos nas urnas.
Dizem as más línguas que vencia o candidato que tinha o maior número de amigos capoeiristas.

Festa de arromba:
Muita gente já foi em uma festa de arromba! Mas, de onde vem essa expressão?
A verdadeira “festa de arromba” foi criada pelo mestre Canjiquinha e acontecia no Largo da Ordem, na Bahia. Durante a ocasião, os capoeiristas jogavam em troca de dinheiro e bebida.